
Muito bem...porque não começar meu blog falando de um público tão crescente e com tanta carência de informação sobre alimentação ;)
Com o passar dos anos, o corpo começa a apresentar naturalmente algumas mudanças,
que muitas vezes as pessoas demoram a perceber, mas que podem interferir na sua
alimentação.
Alterações naturais nos mecanismos de defesa do organismo ou dificuldades no processo
de mastigação e deglutição podem tornar a pessoa idosa mais susceptível a complicações
decorrentes do consumo de alimentos, o que reforça a necessidade de cuidados
diários para preparar refeições seguras.
E esses cuidados vão desde a compra, armazenamento, preparo até o momento do consumo!
Algumas dicas importantes no preparo dos alimentos:
-Dar preferência aos alimentos menos gordurosos e usar óleos vegetais para cozinhar os alimentos;
-Não abusar da adição de açúcar, sal e pimenta, nem do uso de enlatados, embutidos e doces;
-Variar os alimentos que compõem o cardápio, incluindo alimentos regionais e de safra, e a forma de prepará-los (cozinhar, assar e grelhar, usar diferentes cortes para frutas,legumes, verduras e carnes). É importante também não acrescentar muita água ao cozimento e evitar que os alimentos permaneçam cozinhando por muito tempo,
o que poderia levar à perda de nutrientes;
-Incentivar preparações com cereais integrais ou o uso de produtos feitos com farinha integral (pães, bolos, etc.). Outros alimentos ricos em fibras (frutas, legumes e verduras)devem ser utilizados no cardápio;
-Utilizar receitas que favoreçam o consumo de frutas, legumes e verduras, combinando esses itens, por exemplo, nas saladas;
Quando a pessoa idosa apresentar limitações para mastigar e engolir, a forma de preparo,a consistência, a textura, o tamanho dos alimentos e a quantidade que é levada à boca devem ser adaptados ao grau de limitação apresentado.
Nesses casos, moer, ralar, picar em pedaços menores podem ser alternativas viáveis
para facilitar o planejamento das refeições e o consumo, evitando a recusa da refeição e complicações como engasgo, aspiração ou asfixia durante a ingestão dos alimentos.
Outra dica muito importante não somente para os idosos é a ingestão de líquidos, principalmente a água!! Devido a diminuição da sensação de sede, o idoso tem tendência a apresentar desidratação, acarretando complicações ao organismo.
Estas foram algumas dicas com relação a alimentação dos idosos. Qualquer dúvida procure sempre um profissional especializado e não esqueçam que nunca é tarde para se cuidar!!
Fonte: Ministério da Saúde
Nenhum comentário:
Postar um comentário