terça-feira, 27 de julho de 2010

O que comer na minha gestação?


Muitas futuras mamães, dentre as inúmeras dúvidas e preocupações que surgem neste período, devem se perguntar... "O que posso e o que não posso comer durante a gestação?"


Bem, a dieta ideal para as gestantes é aquela que mantém todos os nutrientes para a formação do bebê. Então, nem pensar em comer qualquer coisinha na hora da fome, porque diariamente o corpo precisa de nutrientes para a formação de um montão de células novas. Mas, também não pode exceder em calorias, pois o aumento de peso da mãe, não oferece bom peso para o bebê e ainda, pode trazer riscos para os dois, como por exemplo, a eclâmpsia, que é o aumento de pressão arterial, que coloca em risco a vida dos dois.


Nos primeiros meses a gestante deve manter uma dieta normal, sem restrições calóricas, porém sem excessos. Como a ansiedade é inevitável, aquela sensação de fome, que na verdade é mais vontade de comer, deve ser diminuída com frutas e sucos de frutas. E a dieta normal significa, carnes magras, hortaliças, arroz ou massas , feijão ou outro grão como lentilha e dois copos de leite ou iogurte por dia.


Porém, alguns alimentos e bebidas devem ser evitados neste período para evitar futuros problemas para você mamãe e para seu bebê. São eles:


- cafeína

- ovos crus e alimentos que contenham como mousses, pudins, maionese caseira.

- peixes com altos níveis de metilmercúrio: cação, peixe-espada e marilim

- alimentos diet sem açúcar e com adoçantes artificiais: preste atenção no rótulo e prefira adoçantes à base de frutose, sucralose ou stévia, que não são absorvidos pelo organismo.

- alimentos que podem conter níveis elevados de listeria como queijo Camembert e Brie, patês frescos, carnes cruas e malpassadas, legumes e verduras mal lavados.

- carnes mal passadas e/ou cruas

- sal em excesso

- amendoim.


Bom, esta foram algumas dicas básicas sobre a alimentação da gestante. Procure se informar sempre e consulte uma nutricionista. Afinal seu bebê merece sempre o melhor.


Beijinhos e até a próxima

Nenhum comentário:

Postar um comentário