quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Fibras alimentares - porque consumí-las?



As fibras são extratos de carboidratos não-digeríveis, isolados, que apresentam efeitos fisiológicos benéficos para o ser humano. Atuam, principalmente, no trato gastrintestinal, servindo como substrato para a microflora naturalmente presente no intestino grosso, cuja manutenção é benéfica para a saúde. Além disso, as fibras modulam a velocidade de digestão e absorção dos nutrientes, promovendo um trânsito intestinal normal, e ajudam na prevenção de algumas doenças, como câncer, diabetes, doenças diverticular do cólon, dentre outras.
 
A dieta habitual do brasileiro é pobre em fibras e rica em gordura. Estimular o consumo habitual de vegetais, frutas, cereais e grãos integrais pode representar uma alternativa para aumentar o consumo de fibras e promover melhora para a saúde humana. Se esses alimentos não estiverem presentes diariamente na alimentação, o que ocorre com freqüência, pode-se optar pela adição de suplementos de fibras como parte da dieta.

Abaixo, uma tabela com sugestão de consumo de fibras baseado em alimentos comuns à mesa do brasileiro

(considerando café da manhã, almoço e jantar). Não é um modelo de dieta, mas sim uma ferramenta de auxílio para aumentar as fibras no dia a dia!! Opte, sempre que possível, por alimentos integrais...assim, o consumo de fibras será maior sem necessidade de grandes quantidades!!
 
 
A recomendação da Associação Dietética Americana (ADA) é similar à da OMS: a de que a ingestão de fibras alimentares para adultos seja de 20 a 35 g/dia. Devem ser acrescentados 5 g mais a idade para crianças maiores de 2 até 20 anos de idade, para obter o total de consumo de fibras diário. Como ainda não há recomendação para crianças menores de 2 anos, pois se considera que nessa faixa etária o leite materno esteja presente, orienta-se uma alimentação completa e variada após os 6 meses de aleitamento materno exclusivo. 
 
Quais os efeitos das fibras alimentares nos distúrbios metabólicos?
 
Diabete Mellitus:
  • Reduz glicemia
  • Reduz glicosúria
  • Reduz requerimentos de insulina
  • Aumenta sensibilidade à insulina

Doenças cardiovasculares:

  • Inibe a circulação de ácidos biliares
  • Reduz os níveis de colesterol e triglicerídeos


 Obesidade:
  • Aumenta saciedade
  • Reduz biodisponibilidade de nutrientes
  • Reduz densidade calórica
  • Altera resposta hormonal

 
Bem, estes são alguns dos benefícios das fibras na alimentação. Leia sempre o rótulo e desfrute deste aliado na perda de peso e melhora das complicações – mas lembre-se, consulte sempre um nutricionista para saber quais os tipos de fibras mais indicados para você!!

Beijos e até a próxima!

 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário