sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Papinhas infantis...como prepará-las?


Bom dia!!

Hoje vamos falar um pouquinho sobre a alimentação dos bebês, ou seja, a introdução dos novos alimentos...que sempre gera muitas dúvidas para as mamães.

A alimentação da criança precisa ser bem planejada para que não haja o risco de faltar qualquer nutriente. O primeiro passo é elaborar um cardápio de acordo com os hábitos da família e fazer uma lista de compras, pois é assim que se pode ter idéia da variedade, da harmonia e avaliar se todos os grupos de alimentos estão presentes na quantidade de que a criança precisa.


Os cardápios elaborados devem ser, além de nutritivos, atraentes. Outro fato importante é a refeição como momento de prazer e bom relacionamento familiar, sendo que compete aos pais evitar repreender a criança de maneira agressiva durante a alimentação. Isso pode gerar transtornos e empurra para reações extremas no futuro, como tentar afastar-se do convívio familiar ou simplesmente rejeitar o alimento oferecido.
Assim, para a elaboração da refeição da criança, deve-se pensar:

- Cardápios coloridos: recurso para atrair a atenção e o apetite da criança, além de garantir a oferta de todas as vitaminas e minerais. As frutas, legumes e vegetais folhosos são bons aliados para isso.

- Alimentos preferidos: sempre que possível incluir nas refeições os alimentos que as crianças mais gostam, assim ficará mais fácil a aceitação de outros.

- Modo de Preparo: deve-se adaptar a maneira de elaborar os alimentos usados habitualmente pelos adultos de acordo com a faixa etária das crianças.

- Insistir com as novidades: algumas crianças precisam provar o mesmo alimento de oito a dez vezes antes de aprová-lo e incluí-lo em seus hábitos alimentares.

Desse modo, não somente as necessidades nutricionais da criança são relevantes, pois, além das mudanças neste ponto, outras como seu paladar também devem ser levadas em consideração. É importante respeitar cada fase e adequar a quantidade de alimentos, bem como a variedade e o modo de preparo da melhor maneira possível.

As papinhas podem ser congeladas por até três meses: esse processo de conservação mantém as características nutricionais dos alimentos, desde que sejam tomados alguns cuidados no procedimento de preparo.


1. Alimentos frescos. Os alimentos que vão ser usados para preparar as papinhas devem ser frescos, pois o congelamento não mascara a qualidade.

2. Choque térmico. Após o preparo, a papinha deve ser colocada, ainda quente e na própria panela, num recipiente com gelo, o que pára o cozimento. Dessa maneira, fica preservada a textura da papinha depois do descongelamento.

3. Porções individuais. Após resfriada, a papinha deve ser colocada em porções que dêem para uma refeição do bebê, num recipiente pequeno, de modo que não sobre espaço. Feche em seguida (retire o ar) e leve ao freezer. Esse procedimento evita o excesso de ar, que prejudica a qualidade da papinha.

4. Como congelar. Use somente o freezer no processo de congelamento. O congelador das geladeiras não tem temperatura adequada para esse tipo de conservação de alimentos.

5. Como descongelar. Descongele a papinha diretamente no microondas, em potência mínima, retirando parcialmente a tampa do recipiente, mexendo uma ou duas vezes. Ou, ainda, descongele naturalmente na geladeira, por até seis horas, e, em seguida, coloque numa panela e aqueça no fogo convencional.

Algumas receitinhas para ajudar as mamães de primeira viagem!!

Papa de fubá, carne e almeirão


Ingredientes

• 2 colheres (sopa) de carne moída

• 1 colher (sobremesa) de óleo

• 1 colher (chá) de cebola ralada

• 4 colheres (sopa) de fubá

• 2 folhas de almeirão, picadas

• ½ colher (café) de sal

Preparo

Numa panela, refogue a cebola e a carne no óleo. Acrescente dois copos de água (400 ml) e o fubá. Deixe cozinhar, sem parar de mexer, até que o caldo fique encorpado. Junte o almeirão no final e cozinhe por alguns minutos.

Substituições:Almeirão → couve, espinafre, escarola ou qualquer outra folha verde.

Fubá → farinha de mandioca ou de aveia.

Valor Nutricional: 408 kcal ; 65,5g CHO ; 15,18g Ptn ; 9,71g Lip.

Observações: - Fubá = rico em Potássio, Fósforo e Magnésio e fonte de carboidrato

 Papa de carne, mandioca e abóbora


Ingredientes

• 2 colheres (sopa) de carne moída

• 1 colher (sobremesa) de óleo

• 1 colher (chá) de cebola picada

• 1 pires (chá) de mandioca picada

• 2 colheres (sopa) de abóbora picada

• ½ colher (café) de sal

Preparo

Numa panela, aqueça o óleo e refogue a cebola e a carne. Coloque dois copos de água (400 ml) e acrescente a mandioca picada. Deixe cozinhar por 10 minutos. Junte a abóbora e cozinhe até que todos os ingredientes estejam macios e com pouca água.

Valor Nutricional: 206,8 kcal ; 25,48g CHO ; 8,44g Ptn ; 8,19g Lip.

Observações: - Mandioca = rica em Potássio, em vitamina C e fonte de carboidrato

Papa de frango, beterraba e batata


Ingredientes

• ½ filé de frango, picado

• 1 colher (sobremesa) de azeite de oliva

• 1 colher (chá) de cebola

• 1 batata grande, picada

• ½ beterraba média, ralada

• ½ colher (café) de sal

Preparo

Numa panela, aqueça o azeite e refogue a cebola picada e o frango. Acrescente a batata, a beterraba e o sal. Cubra com água. Tampe e cozinhe até que os ingredientes fiquem bem cozidos e com um pouco de caldo. Amasse com um garfo e ofereça à criança.

Substituições: Beterraba → abóbora ou cenoura.

Valor Nutricional: 326 kcal ; 62,47g CHO ; 23g Ptn ; 7,71g Lip.

Observações: - Frango = contém Ferro e proteínas de alta qualidade

- Batata = alimento energético, fonte de carboidrato

- Beterraba = fonte de Ferro e Potássio

FONTE: Ctenas, M. L. de; Vitolo, M.R. Crescendo com saúde: o guia de crescimento da criança. São Paulo: C2 Editora e Consultoria em Nutrição, 1999;

Bom, espero ter ajudado um pouco a solucionar algumas dúvidas quanto a qualidade e preparo de papas para os bebês. Qualquer dúvida ou comentário é só escrever.

Deixo meu e-mail para contatos também: brumagno@yahoo.com.br

Bjusss e até a próxima

Nenhum comentário:

Postar um comentário